LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 19/08/2016.

GT Macrorregional sobre agrotóxicos promove um Dia de Atividades: “Os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente”

GT Macrorregional sobre agrotóxicos promove um Dia de Atividades: “Os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente”

Dezenas de assentados da Reforma Agrária participaram de encontro no Assentamento Rondinha para debater a realidade da região, uma das que mais usa veneno no Rio Grande do Sul.

“Os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente” foi o tema de palestras promovidas pelo grupo de trabalho sobre agrotóxicos o qual é coordenado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ijúi na última terça-feira (16), no município de Jóia, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Aproximadamente duzentos assentados da Reforma Agrária participaram do encontro no Assentamento Rondinha para debater a realidade da região, uma das que mais usa veneno no estado, e pensar alternativas ao modelo convencional de produção de alimentos.

Os palestrantes foram: a bióloga Wanda Garibotti e a médica do trabalho Virgínia Dapper do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o tenente Fernando Rochmuller, da Patrulha Ambiental de Cruz Alta, Luiz Mattos Viau, professor do curso de Agronomia da Unijuí e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU), Sérgio Reis Marques, do setor de Saúde do MST e o representante da EMATER de Jóia.

O “Dia de Atividades” também contemplou exposições de Equipamentos de Proteção Individual, exposição Colheita Venenosa, peça de teatro da SMS de Jóia, mostra de alimentos saudáveis e da biodiversidade da fauna e flora, que tiveram como publico os participantes do seminário e os alunos da Escola Estadual Joceli Corrêa, do Assentamento Rondinha.

Este foi mais um evento promovido pelo GT sobre agrotóxicos que tem a participação de várias instituições governamentais e não governamentais da macrorregião missioneira e que se reúne mensalmente na sede do CEREST em Ijuí.