LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 24/06/2016.

O Trabalho Desenvolvido pelo CEREST Missões é Reconhecido pela FIOCRUZ

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Missioneira (CEREST Missões) com sede em Ijui teve recentemente três trabalhos selecionados para publicação no Caderno de Relatos de Experiências em Saúde do Trabalhador – Volume I: Formação e Qualificação da Fiocruz/MS.

Os mesmos também foram selecionados para apresentação oral na III Oficina sobre Formação e Qualificação em Saúde do Trabalhador – Diálogo com os Cerest que ocorre nos dias 27 e 28 de junho de 2016, no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz - Rio de Janeiro.

A referida Oficina é promovida pelo Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Cesteh/Ensp/Fiocruz/MS) com o objetivo de discutir as necessidades de formação e qualificação em Saúde do Trabalhador, apontar as fragilidades e potencialidades do modelo pedagógico adotado atualmente e propor uma reflexão sobre a formação de atores-chaves para os serviços e programas de saúde do trabalhador no país.

Os três trabalhos submetidos pelo CEREST foram selecionados, sendo eles: Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador; Curso de Introdução à Saúde do Trabalhador para Dirigentes Sindicais da Macrorregião Missioneira; Projeto Fazendo Saúde do Trabalhador com Agentes Comunitários de Saúde na Região de Abrangência do CEREST Missões.

 

“CURSO DE VIGILANCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR”

Teve o objetivo de habilitar a equipe de vigilância sanitária municipal para intervir nos processos produtivos, na organização e nos ambientes de trabalho. Identificar os agentes e fatores de risco à saúde no processo de trabalho; abordar a legislação em saúde do trabalhador; conhecer as implicações do processo de trabalho sobre a saúde dos trabalhadores; conhecer o papel dos diversos níveis e organização dos serviços.

O público - alvo foi composto por fiscais sanitários e responsáveis pela saúde do trabalhador, organizados em 4 (quatro) turmas sendo uma turma por Coordenadoria Regional de Saúde.

O curso foi desenvolvido em 8 (oito) módulos teórico–prático, totalizando 88 horas/aula. Foi realizado na sede das coordenadorias regionais de saúde (9ªCRS – Cruz Alta, 12ªCRS – Santo Ângelo, 14ª Santa Rosa e 17ª Ijuí) no período de maio a outubro de 2009.

Participaram do referido curso, 140 profissionais de 61 municípios da área de abrangência do CEREST.

Concluímos que o curso instrumentalizou as equipes de vigilância sanitária e os responsáveis pela saúde do trabalhador dos municípios para a implementação da vigilância em saúde do trabalhador.

 

"CURSO DE INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR PARA DIRIGENTES SINDICAIS DA MACRORREGIÃO MISSIONEIRA/RS"

 O CEREST identificou a necessidade de aproximar-se de lideranças sindicais, formalizar parcerias, sensibilizá-las e instrumentalizá-las, fornecendo assim condições para que sejam multiplicadores das ações junto aos seus trabalhadores sindicalizados.

O Curso aconteceu no ano de 2013, com carga horária de 40 horas, dividido em doze módulos sobre temas básicos e introdutórios em saúde do trabalhador, tais como:

  • Processo de Trabalho e Saúde; Agravos relacionados ao Trabalho; 
  • Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho; 
  • Saúde Mental no Trabalho; Ergonomia, 
  • Posturas Corporais e Prevenção das LER/DORT; 
  • Erradicação do Trabalho Infantil; 
  • Bases legais em Saúde do Trabalhador; 
  • Prevenção de Acidentes de Trabalho; 
  • Vigilância em Processos e Ambientes de Trabalho; 
  • Previdência Social e Saúde do Trabalhador; 
  • Promoção da Saúde do Trabalhador. 

A realização contou com apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde. Durante o desenvolvimento dos módulos, observou-se a participação efetiva da maioria dos participantes, que perfizeram um total de 112 dirigentes sindicais da macrorregião missioneira, conseguindo em geral sensibilizar e instrumentalizar os dirigentes para a identificação de diversos fatores de risco nos ambientes de trabalho.

Foi um importante espaço de sensibilização, troca de experiências e possibilidades.

 

“PROJETO FAZENDO SAÚDE DO TRABALHADOR COM AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE NA AREA DE ABRANGENCIA DO CEREST DA MACRORREGIÃO MISSIONEIRA DO ESTADO DO RS”

 Este projeto propõe referenciar e delinear enquanto coadjuvante da Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS o papel dos Agentes Comunitários de Saúde no cuidado a saúde dos trabalhadores levando aos referidos profissionais, informação, capacitação e conhecimento sobre este campo de atuação do Sistema Único de Saúde tendo como parâmetro as diretrizes nominadas pela RENAST – Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador da qual fazem parte os CEREST’s.

Objetiva construir habilidades e atitudes para que os referidos profissionais ampliem seu olhar no campo de saúde do trabalhador junto ao Sistema Único de Saúde, incentivando o trabalho em rede através da articulação intra e intersetorial.

Até o momento é possível perceber que há falta de integração entre a rede de atenção do SUS nos municípios no sentido de se trabalhar intra e intersetorialmente.

O referido projeto está dividido em 3 etapas, teve seu  inicio em 2013 e atualmente continua em andamento nos municípios da área de abrangência, sendo acompanhado constantemente pela equipe coordenadora do projeto.