LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 14/03/2016.

CEREST- IJUÍ promoveu capacitação para médicos

tania2Com o surgimento de novos casos de intoxicação por agrotóxicos na região, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador CEREST- IJUÍ realizou no dia 10/03 uma capacitação para os médicos sobre intoxicação exógena por agrotóixicos, que teve como objetivo reforçar o conhecimento dos colaboradores assistenciais sobre o assunto.

A instrução foi ministrada pela Dra. Tânia Sartori, médica do CEREST-IJUÍ, que falou sobre os tipos de intoxicação e sobre os principais componentes químicos que encontramos nos produtos agrícolas e /ou caseiros. Sua fala teve a colaboração do Engenheiro Agrônomo da EMATER, Dejair Burtet.

Médicos de toda a Macrorregião Missioneira estiveram presentes para a contextualização do udo de agrotóxicos na região e identificação/diagnóstico dos sintomas causados pelos agrotóxicos. O encontro foi muito produtivo, os presentes tiveram a oportunidade de reciclar os conhecimentos sobre intoxicação e sobre as melhores formar de abordagem e tratamento.

Nem sempre é fácil, é preciso agir de forma integrada com a família e com o paciente para descobrir informações estritamente importantes em pouco tempo, como por exemplo: Composição do produto tóxico, a dosagem e/ ou o tempo de exposição do paciente ao componente quimico.

Para alcançar a excelência é preciso praticar e se reciclar sempre, encontros como estes são importantes para manter a equipe um passo à frente dos desafios que são encontrados na rotina de trabalho.