LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 20/01/2016.

CRIADA COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE IJUÍ

cistIntegrantes da área da saúde estiveram recentemente reunidos para a criação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST). A iniciativa tem como objetivo consolidar o controle social nas ações de saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) e defender a assistência integral à saúde do trabalhador (prevenção, promoção e assistência). Todas as entidades presentes foram convidadas a integrar a comissão.

A coordenação da CIST ficou a cargo do conselheiro representante do sindicado dos bancários Moacir Deves e coordenação Adjunta da conselheira representante do Crefito/RS a Fisioterapeuta do cerest Missões Luciane Sarturi Antes.

Deves informa que a CIST é uma comissão do conselho de saúde, não deliberativa, de caráter consultivo, e a sua finalidade maior é articular as políticas e programas de interesse da saúde para a sociedade sempre focando no trabalhador, rural e urbano, com ou sem carteira de trabalho assinada, na ativa ou aposentado, privado ou público, jovem ou adulto, homem ou mulher, levando em conta situações/ medidas e consequências a curto, médio e longo prazo. Os conselhos municipais de saúde são criados com a finalidade de atuar na formulação e controle da execussão da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros e nas estratégias dos setores público e privados.