LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 06/01/2016.

você sabe o que SIST?

sist

Na sociedade em que vivemos, o trabalho exerce importante papel na vida das pessoas como meio de subsistência, satisfação, utilidade e produtividade. Além dos aspectos positivos do trabalho, coexistem com estes os aspectos negativos, como os acidentes, adoecimentos físicos e mentais e até mesmo óbitos, buscando dar visibilidade e conhecer a realidade destes acontecimentos o SISTEMA DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE DO TRABALHADOR (SIST) está sendo desenvolvido juntamente com o Centro Regional de Referência de saúde do Trabalhador- CEREST Missões/ Ijuí com o objetivo de conhecer os dados sobre acidentes, doenças e óbitos que atingem trabalhadores do mercado formal ou informal, aposentados, servidores públicos, sem distinção.

As notificações são inseridas online no SIST pela Vigilância em Saúde dos Municípios e pelos Centros Regionais de Referência em Saúde do trabalhador-CEREST, passando a integrar um sistema de dados estadual, permitindo uma análise destas informações.

Todos os serviços de atendimento em saúde do trabalhador devem notificar tudo que envolve a saúde do trabalhador. Esta notificação é obrigatória pelo decreto nº 40.222, de 02 de agosto de 2000. No momento do atendimento será preenchido o formulário Relatório Individual de Notificação de Agravo (RINA) pelo profissional de saúde que fez o atendimento. É através deste formulário que a informação será transmitida ao SIST.

Através do conhecimento prático desta realidade, podemos afirmar que as principais causas de agravos têm sido a exposição do trabalhador a um ambiente de trabalho precário, a falta de informação e manutenção de equipamentos, a própria organização dos ambientes e processos de trabalho, entre outras, oferecendo uma diversidade de riscos nos locais de trabalho. Os agravos que podem estar relacionados às condições de trabalho que somam mais de 250 doenças diferentes, todas catalogadas pelo Ministério da Saúde, mas devido à subnotificação, muitos dados importantes para vigilância em Saúde não são informados e tão pouco acarretam modificações e a eliminação ou controle destes agravos. Assim, conclui-se que o levantamento a ser realizado trará um panorama atual da realidade das notificações e do mundo do trabalho no município.