LOGOCEREST

slogan
ArtigosCompartilhe:
Matéria publicada em 14/12/2015.

CEREST- Ijuí Reúne Secretários

Na manhã do dia 02 deste mês, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST/ Missões- Ijuí, recepcionou em seu auditório os gestores e secretários municipais da saúde da área de abrangência da 9º Coordenadoria de Saúde do Trabalhador.

Com o intuito de mostrar o funcionamento do CEREST- Ijuí, compreender sua estrutura e a sua sistemática. A instituição possui um serviço de Média/Alta complexibilidade, que tem por função dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais.

A sede está localizada em Ijuí e teve o início de suas atividades em Janeiro de 2004, tendo sua área de abrangência de 57 Municípios, a responsabilidade administrativa é do próprio município de Ijuí- SMS e a responsabilidade financeira é do Estado do Rio Grande do Sul- SES/DVST e União-MS-RENAST.

Com uma equipe multidiciplinar de 20 profissionais, fazendo com que o CEREST atue como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhado, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS, assim se tornando pólo irradiador de ações e experiências de vigilância em saúde, de caráter sanitário e de base epidemiológica.

Diante disso, nesta recepção os convidados puderam visitar as dependências do CEREST e bem como se informar corretamente sobre o seu funcionamento.