LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 01/12/2015.

CEREST- Missões e Coordenadorias Regionais de Saúde, planejam capacitação sobre os impactos negativos dos agrotóxicos na área da saúde.

Foi realizado na manhã do dia 26 de novembro de 2015, no auditório do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST Missões Ijuí, um encontro com representantes da Política Saúde do trabalhador que contemplam a área de abrangência do CEREST, a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo, 17ª Coordenadoria Regional de Ijuí e da 9ª Coordenadoria de Cruz Alta.

A pauta foi, dentre outros assuntos, a proposta de uma capacitação para profissionais da área da saúde, sobre os impactos dos agrotóxicos, visando buscar uma maior sensibilização para os trabalhadores dos 57 municípios que atuam na atenção básica. A grande utilização desses produtos, o desconhecimentos dos riscos associados ao seu uso, o consequente desrespeito às normas básicas de segurança, a livre comercialização, a pressão comercial por parte das empresas distribuidoras e produtoras e os problemas sociais encontrados no meio rural constituem importantes causas do agravo dos quadros de contaminação humana e ambiental observados no Brasil. Assim, é necessário restringir o uso dos agrotóxicos mais perigosos, para reduzir os casos de intoxicação que acometem os agricultores, além de investir em programas de promoção da saúde, como esta capacitação.

Esta ação está sendo planejada pela equipe de profissionais do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST- Ijuí, juntamente com as citadas coordenadorias, com a finalidade de capacitar estes prossionais a ampliar seus olhar sobre este risco a saúde.

Esta proposta de capacitação será divulgada no dia 08/12/2015, onde acontecerá um Seminário Interno com todas as entidades que compõe o grupo de trabalho macrorregional sobre os impactos do agrotóxico na saúde e no ambiente.