LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 19/05/2015.

Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde

O CEREST Missões Ijuí realizou capacitações para os Agentes Comunitários de Saúde dos Municípios de Ajuricaba (08/05), Coronel Barros (13/05) e Boa Vista do Incra (14/05).

Projeto Agente Comunitários de Saúde:

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST está sediado no Município de Ijuí – RS, tendo sua abrangência na Macrorregião Missioneira, contemplando 03 Coordenadorias Regionais de Saúde (9ªCRS Cruz Alta, 12ªCRS Santo Ângelo, e 17ªCRS Ijuí), num total de 58 municípios.

Conforme Portaria do Ministério da Saúde nº. 2.728/2009 que dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST tem por função dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais.

No contexto do SUS a área de Saúde do Trabalhador emerge como um desafio a mais, no sentido de promover os meios necessários para atendimento com primazia, o que a partir de 1988 com a Constituição Federal, passou a ser também, atribuição das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios.

O Projeto com os agentes comunitários de saúde será desenvolvido pela Equipe de Profissionais do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST – Ijuí, com recursos destinados ao CEREST pelo Ministério da Saúde na forma do inciso I, do artigo 11 da Portaria GM/S nº. 2.728/2009.

3-  OBJETIVO GERAL

O projeto tem por finalidade capacitar os agentes comunitários de saúde na área de abrangência do CEREST/MISSÕES. Espera-se construir habilidades e atitudes para que os referidos profissionais ampliem seu olhar no campo da Saúde do Trabalhador junto ao Sistema Único de Saúde.