LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 22/04/2013.

Cerest realiza ação em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Missioneira (Cerest Ijuí) realizará nesta sexta-feira, 26 de abril, uma ação em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Com o objetivo de sensibilizar a população para os acidentes e doenças do trabalho, e conscientizar para a prevenção dos mesmos, a ação acontece na Praça da República a partir das 9 horas.

 

Desde 1995, o 28 de Abril vem sendo lembrado como um dia em homenagem às vítimas de acidente, doenças e formas degradantes de trabalho.       Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), adotou esta data como o dia oficial para segurança e saúde nos locais de trabalho. O fato que originou a homenagem refere-se ao ano de 1969, quando ocorreu a explosão da Mina Farmington, Virgínia- EUA, causando a morte de 78 trabalhadores.

 

A OIT estima que anualmente, no mundo, o total de óbitos relacionados ao trabalho é de 2,34 milhões, destas 321 mil são devido a acidentes. Os restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por vários tipos de doenças relacionadas ao trabalho, o equivalente a uma média diária de mais de 5.500 mortes.

 

A ação desta sexta-feira é uma alusão ao dia 28 de abril e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí, da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa).