LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 26/09/2012.

Técnicos do Cerest finalizam projeto e recebem certificado do Ministro da Saúde

O cuidado com os profissionais da saúde também é preocupação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Missioneira (Cerest Ijuí). Três integrantes da equipe estiveram em Brasília, na última semana, para o encerramento do curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde (Cegest). O curso teve início em abril e após cinco meses de trabalho, que incluiu dois encontros presenciais e atividades à distância, foram apresentados os trabalhos de finalização.

O encerramento ocorreu no Auditório do Hotel Nobile Lakeside com os 400 profissionais de todo o país. A Fisioterapeuta do Cerest, Luciane Antes, a psicóloga, Patrícia Felden Torma e a Enfermeira do Trabalho, Elisabete Trevisan participaram do curso e no encontro apresentaram as três próximas etapas do projeto Cuidando do Cuidador. A iniciativa do Cerest Ijuí é desenvolvida desde 2011 e é composta por quatro etapas.

Entre os trabalhos apresentados, o Ministério da Saúde destacou durante o encerramento o projeto de intervenção ‘Qualidade de vida e Trabalho’ do Cerest Ijuí, que corresponde à segunda etapa do Cuidando do Cuidador. A ação receberá acompanhamento do Ministério durante a sua realização. Além da apresentação de trabalhos foram realizadas mesas de debates sobre os conceitos e princípios para intervenção no campo da saúde dos trabalhadores e a importância das mesas de negociação.

Ainda no evento, a Fisioterapeuta do Cerest, Luciane Antes foi escolhida para ser uma das 12 representantes de turma a receber o certificado do curso pelas mãos do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrega simbólica. “O curso foi muito desafiador, pois pudemos elencar as prioridades e planejar continuação do nosso projeto. Receber do Ministro o certificado foi uma honra. Sensação desse dever cumprido, mas que o desafio só está começando”, afirma Luciane. O projeto Cuidando do Cuidador será realizado até 2014 nas quatro Coordenadorias Regionais de Saúde de abrangência do Cerest Ijuí.

O curso Cegest faz parte das ações do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts) e teve o objetivo de contribuir na implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, fortalecer as ações de promoção do trabalho em saúde, refletir sobre os avanços e desafios das políticas de gestão do trabalho no SUS, estimular a formulação de propostas de intervenção e fortalecer os espaços de negociações sobre a gestão das condições de saúde e trabalho no SUS.