LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 25/07/2012.

Cerest enfatiza ações voltadas ao colono e motorista

 

O dia do colono e do motorista é comemorado nesse dia 25 de julho. Ao longo de todo o ano o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Missioneira (Cerest – Ijuí) realiza ações voltadas a esses trabalhadores com o intuito de conscientizar sobre os riscos da profissão. Projetos internos, palestras e distribuição de material informativo fazem parte do planejamento do Cerest para alertar e prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A falta de informação é considerada um dos fatores mais decisivos pelos altos índices de acidentes no trabalho. O Cerest busca disseminar os cuidados para prevenção que devem ser tomados todos os dias. Tanto o colono quanto o motorista correm diversos riscos durante o seu trabalho. O trabalhador rural está exposto a acidentes e doenças relacionados a substâncias químicas, maquinário pesado e animais. O motorista, todos os dias, sofre com as vibrações, riscos do trânsito, alguns com movimentação manual de cargas, e exposição a poluentes. “A maioria dos acidentes e doenças é por falta de informação de como se prevenir”, afirma a Psicóloga do Cerest, Patrícia Felden Torma. Entre as formas de prevenção em ambas as profissões as mais importantes são: o uso de EPIs, manter a postura correta, utilizar equipamentos mecânicos para a movimentação de carga, realizar manutenção preventiva dos instrumentos de trabalho.

O Cerest da Macrorregião Missioneira tem diversas ações voltadas à educação em saúde. Outras informações no site do Cerest cerestijui.com, pelo fone 3333-4855, na sede do Cerest, Rua Irmãos Gressler, 144, Centro ou pela fanpage do Cerest facebook.com/cerestmissoes.