LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 20/06/2012.

Cerest Macroregião Missioneira participa do I Encontro do Renast Sul

A saúde do trabalhador esteve em foco na região sul do país. Profissionais dos Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador dos três estados e representantes de órgãos públicos estiveram reunidos em Balneário Camboriú em Santa Catarina no I Encontro Macrosul da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). O evento foi um momento de debate e socialização de experiências entre os técnicos do Cerest do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O encontro foi um momento de discussão de vários temas que preocupam os Cerests da região sul. Entre os assuntos debatidos os destaques foram a Política Nacional, a notificação dos agravos da saúde do trabalhador, implantação de vigilância, e ainda o Protocolo de Vigilância dos Processos nos Ambientes de Trabalho, apresentado pelo Ministério da Saúde.

Durante o evento, também foram levantas as prioridades da região sul em relação à saúde do trabalhador. Frigoríficos, Agricultura e Postos de Combustíveis serão, nessa ordem, foco de ações de prevenção e vigilância até o próximo evento. O objetivo é encontrar alternativas para diminuir os riscos desses trabalhadores nos seus ambientes de trabalho. “As três regiões são muito parecidas em problemas em relação à saúde do trabalhador. Por isso foram elencadas essas prioridades que visam nortear ações de todos os Cerest’s nesse período”, aponta o Coordenador do Cerest da Macrorregião Missioneira, Rubens Korb.

Para enfatizar as ações dentro das áreas de prioridade e também de notificações dos agravos da saúde do trabalhador foram formados grupos de referência que vão planejar ações para serem desenvolvidas nos três estados. A enfermeira do Cerest da Macrorregião Missioneira, Elizabete Trevisan, foi escolhida como a representante do Rio Grande do Sul no grupo de notificações. “O intuito é que os grupos desenvolvam ações que sejam unificadas para que haja uma padronização das ações de cuidado com o trabalhador em toda a região sul”, afirma Elizabete. Em cada grupo foi escolhido um representante de cada estado.

Além do coordenador e da enfermeira participaram do evento, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de junho, a Engenheira de Segurança no Trabalho Mariela Bortolon e a Técnica de Enfermagem, Graciele Jagmin, do Cerest da Macrorregião Missioneira.