LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 06/06/2012.

Técnicos do Cerest participam de atualização para cuidados com os profissionais da saúde

Pensar em quem cuida também é compromisso do Cerest. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador realiza atividades em prol dos profissionais da saúde. Como forma de atualização, técnicos da instituição de abrangência da Macrorregião Missioneira realizam até setembro o curso semipresencial sobre ‘Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde’ (CGCST). A atividade visa qualificar os gestores e ampliar os espaços de negociação sobre as relações de trabalho como fatores fundamentais para a implantação da política de promoção da saúde do trabalhador da saúde.

O curso é dividido em seis módulos e teve início em abril. Entre os mais de mil candidatos, foram escolhidos 400 participantes entre eles, a psicóloga do Cerest Patrícia Torma, a enfermeira Elizabete Trevisan e a fisioterapeuta Luciane Antes. As representantes do Cerest Ijuí, responsáveis por essa área dentro do Centro, foram a Belo Horizonte participar da primeira fase que correspondia à Capacitação Tecnológica e Introdução ao Curso. “Esse curso nos possibilita ter acesso a estudos e pesquisas e trocar experiências e assim ter esse suporte técnico para projetos internos do Cerest”, afirma a psicóloga.

A atualização segue até setembro e nesse período serão desenvolvidos os outros módulos do curso. As técnicas do Cerest nas atividades não presenciais participam de uma sala de aula virtual, onde debatem sobre tópicos referentes ao cuidado com os profissionais da saúde O último módulo será a apresentação de um projeto construído ao longo dos cinco meses das atividades sob o viés do tema central. O curso é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts) do Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).