LOGOCEREST

slogan
DestaquesCompartilhe:
Matéria publicada em 05/06/2012.

Política de Saúde do Trabalhador é debatida por 22 municípios do Cerest Ijuí

Estratégias regionais para melhorar os cuidados com a saúde do trabalhador foram tema da oficina que o Cerest Macrorregião Missioneira realizou nessa sexta-feira (1°). Com cerca de 70 participantes, o evento para debater a nova Política Estadual foi o maior realizado em todo o Rio Grande do Sul. A oficina ocorreu no Sindicato dos Comerciários e reuniu representantes de 22 municípios de abrangência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ijuí.

Na manhã de sexta-feira, foram apresentados o Cerest, a proposta inicial da nova Política de Saúde do Trabalhador do Rio Grande do Sul e o arcabouço jurídico. À tarde, o evento seguiu para os apontamentos das necessidades regionais sobre o tema. Os participantes foram divididos em grupos de discussão e levantaram sugestões para contribuir para a versão final da Política. As médicas do trabalho do Cerest - RS, Luciana Nussbaumer e Virginia Dapper estiveram presentes no evento e apresentaram a primeira versão da política e orientaram os participantes.

De acordo com o Coordenador do Cerest Ijuí, Rubens Korb, a oficina surpreendeu positivamente pelo número de participantes e pelas discussões levantadas. “Ficamos muito satisfeitos com a participação que foi muito acima das nossas expectativas. Pudemos debater e apontar as principais necessidades da nossa região”, afirma. O resultado do momento de troca experiências entre os profissionais da saúde foi um documento que servirá de embasamento para se instituir a política estadual.

As oficinas de Discussão das Políticas de Saúde do Trabalhador ocorrem em todos os municípios sede dos Cerest do estado e em alguns municípios de abrangência dos Centros de Referência. Nos dias 28 e 29 de junho ocorrerá a oficina de Discussão das Políticas de Saúde do Trabalhador a nível estadual. O evento ocorre em Porto Alegre e a macrorregião missioneira será representada por 20 profissionais escolhidos durante a oficina de sexta-feira. Eles vão defender as propostas levantadas em Ijuí.